Protocolo de comunicação TLS

Os protocolos são parâmetros criptografados de segurança na internet, eles possibilitam a comunicação entre o servidor e o cliente em emissões de documentos fiscais eletrônicos ou em qualquer outro tipo de transição de trafego na web.

Existem dois tipos de protocolo, o SSL e o seu sucessor TLS, a SEFAZ disponibiliza a comunicação usando um desses dois, trazendo mais segurança no tráfego de informações. Visto isso, é importante lembrar que o layout da NFE 4.0 agora é utilizada somente na versão 1.2 do protocolo TLS, onde os sistemas operacionais Windows XP e Windows server não permitem mais o seu uso. O motivo da mudança foi por conta das brechas que foram encontradas na segurança no protocolo SSL.

Diversas informações passam pela SEFAZ todo o dia e tudo tem que estar de acordo com máximo de segurança possível.

Os afetados nessa mudança foram os emitentes de notas fiscais eletrônicas que ainda possuíam sistemas operacionais Windows XP ou Windows Server 2003. Para resolver a situação foi preciso certificar-se  de que o sistema operacional instalado no computador seria compatível com o protocolo TLS 1.2 e Microsoft .NET Framework 4.6.2.